Uma série de terremotos atingiu ontem o México, os Estados Unidos, a Indonésia e outros países banhados pelo oceano Índico. Segundo o Serviço Geológico norte-americano (USGS na sigla em Inglês), o epicentro do tremor no México, de magnitude 7, foi em uma área montanhosa no estado de Michoacán, a 65 km da superfície. O abalo também foi sentido na Cidade do México, onde prédios tremeram.

CARREGANDO :)

Pouco menos de uma hora antes do abalo no México, dois outros terremotos, de magnitude 5,9 e 5,3, atingiram os estados do Oregon e da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Ambos os tremores ocorreram na região do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, de grande atividade sísmica e vulcânica.

No norte da Indonésia, um terremoto de magnitude 8,6 na escala Richter, seguido por uma réplica de 8,2, levou pânico à província de Aceh e disparou dois alertas de tsunami para regiões banhadas pelo oceano Índico, incluindo Austrália, Índia e África.

Publicidade

O tsunami, porém, não se concretizou, e os alertas foram levantados. Também não houve relatos de mortes ou grandes danos. Em 2004, um tremor com epicentro na mesma região causou um maremoto que matou cerca de 230 mil em 14 países do Índico.

Moradores de Aceh fugiram para regiões mais altas, e pacientes foram retirados de hospitais – alguns ainda em seus leitos e com sondas.

De acordo com sismologistas, apesar da força do terremoto, ele não provocou maremoto porque a fricção das placas tectônicas ocorreu de modo horizontal.

Outros tipos de tremor fazem o fundo do mar se mover verticalmente com força, deslocando enormes quantidades de água e gerando tsunamis, como no Japão em 2011.