• Carregando...

Mais de 22 terremotos sacudiram a Itália nesta quarta-feira até o meio-dia (horário local), como é habitual nesse país propenso a tremores. No entanto, nenhum teve a magnitude devastadora que um falecido cientista teria prognosticado para Roma. Apesar dos esforços dos sismólogos para desmitificar o prognóstico de um terremoto intenso para 11 de maio de 2011, alguns romanos saíram da cidade por via das dúvidas, movidos pelos rumores sem fundamento científico da lenda urbana.

Muitos comércios fecharam perto da estação ferroviária central. Um grupo de agricultores disse que uma pesquisa de hotéis rurais nas proximidades da capital indicou que alguns moradores supersticiosos de Roma decidiram passar o dia no campo.

Os temores se devem a um suposto vaticínio de Raffaele Bendandi, um sismólogo autodidata que morreu em 1979. Porém Paola Lagoria, presidente da associação encarregada da documentação de Bendandi disse que não há provas de que ele tivesse feito um prognóstico tão preciso.

Um professor de sismologia da Universidade de Kent, Adam Burgess disse que essas versões tendem a circular durante "vazios informativos", como na guerra, quando há um quadro de incertezas. Nesse caso, sugeriu Burgess, os boatos sobre um tremor em Roma poderiam refletir a falta de confiança dos italianos no governo.

As autoridades italianas tomaram medidas para tranquilizar a população. O Departamento de Defesa Civil colocou uma série de informações em um site, ressaltando que não é possível prever terremotos e que Roma não corre um risco em particular. Foram criadas linhas telefônicas gratuitas na prefeitura para responder a perguntas e o Instituto de Geofísica abriu suas portas ao público para tirar dúvidas sobre sismologia. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]