O bilionário Elon Musk apresentou na noite desta quinta-feira (10) duas novas promessas da Tesla que podem revolucionar o setor de transporte: um robotáxi e uma van totalmente autônomos.
Os novos produtos devem ser lançados antes de 2027, segundo o dono da empresa de tecnologia, que fez a apresentação dos veículos em um evento chamado "We, Robot" ("Nós, robôs", em tradução livre), uma referência à obra de ficção científica de Isaac Asimov, "I, Robot" (Eu, robô), em Los Angeles.
Segundo Musk, o robotáxi custará menos de US$ 30 mil (R$ 167 mil), carregará sem fio com tecnologia indutiva e será "entre 10 e 20 vezes mais seguro" do que carros dirigidos por humanos.
"Vocês estão sentados em uma salinha confortável e podem fazer o que quiserem enquanto estão nesta salinha confortável e, quando saírem, terão chegado ao seu destino", disse o empresário, comparando o veículo a uma "pequena sala de estar".
Musk afirmou que a Tesla já possui 50 unidades do que chamou de "cibertáxi" e planeja iniciar os testes de direção "totalmente autônoma e sem supervisão" no Texas e na Califórnia.
O dono da Tesla apresentou um segundo produto, uma van autônoma, com capacidade para transportar até 20 pessoas. O veículo também não tem volante, pedais ou necessidade de um motorista, de acordo com a empresa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo