O resultado de dezenas de milhares de testes de gripe indica que o vírus H1N1 se propaga das crianças em idade escolar para o restante da população norte-americana, informaram os fabricantes dos testes.

CARREGANDO :)

A Quest Diagnostics, que produz um teste disponível comercialmente capaz de confirmar a infecção por gripe suína, afirmou que a descoberta sugere que muitos adultos ainda serão infectados pelo vírus H1N1.

"Com base nos testes executados desde que a Quest Diagnostics começou a oferecê-los para o H1N1, em maio de 2009, as crianças entre cinco e 14 anos experimentaram taxas mais altas de positividade para o H1N1 do que qualquer outra faixa etária", informou a empresa em seu relatório.

Publicidade

O teste da Quest é por PCR -- ele amplia o material genético do vírus para poder ser detectado e é parecido com os testes usados pelos departamentos de saúde pública para confirmar o H1N1.

Os testes de gripe instantâneos de consultórios médios são capazes de dizer apenas se uma pessoa tem ou não o influenza A. Eles não conseguem informar a cepa e com frequência não detectam a nova cepa H1N1.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA desistiu de tentar contar o número de pessoas com H1N1, dizendo apenas que ele passa de milhão. Apenas alguns casos são testados.

O CDC relatou que os dados informados por 27 estados norte-americanos indicam que 53 por cento das pessoas doentes o bastante para serem internadas com a gripe H1N1 têm menos de 25 anos, e apenas 7 por cento das internações são de pessoas com 65 anos ou mais - diferente da tendência observada com a gripe sazonal.

Jay Lieberman, diretor médico da Quest Diagnostics e pediatra da Universidade da Califórnia em Irvine, disse que os dados obtidos com os testes da Quest, com base em 76.500 amostras coletadas entre 11 de maio e 11 de outubro de 2009, podem complementar as descobertas do CDC, que cobrem menos de 5 mil pacientes.

Publicidade