A televisão estatal da Coreia do Norte mostrava, nesta terça-feira, o corpo do falecido líder Kim Jong-il em um caixão de vidro. Seu filho e sucessor Kim Jong-un e outros altos funcionários homenagearam o líder. As fotos mostravam Jong-un e outros, alguns com uniformes militares, em volta do caixão.
O corpo do pai de Kim Jong-il, o ex-presidente Kim Il Sung, também está em exposição em outro ponto no palácio.
A mídia estatal mostrou cenas de luto massivo desde o anúncio da morte de Kim, aos 69 anos. A morte, ocorrida no sábado, foi anunciada na segunda-feira. Ele morreu após sofrer um ataque cardíaco, durante uma viagem de trem. Pyongyang marcou o funeral para 28 de dezembro e pediu que as pessoas apoiem o filho do líder como o "grande sucessor" no comando do país.
O presidente da China, Hu Jintao, enviou suas condolências pela morte de Kim, informou a agência estatal Xinhua. Em Cuba, foi imposto luto de três dias pela morte do aliado. "O Conselho de Estado de Cuba decretou luto oficial pela morte do camarada Kim Jong-il", afirmou um comunicado oficial. Cuba e a Coreia do Norte são duas nações comunistas. As informações são da Dow Jones.
A seguir, as datas mais importantes para a Coreia do Norte, um dos regimes mais fechados do planeta e única dinastia do tipo estalinista do mundo