As autoridades investigavam neste sábado um incêndio “suspeito” que atingiu uma mesquita em Houston, no Texas, semanas após um casal de muçulmanos matar 14 pessoas a tiros na Califórnia.
O incêndio atingiu a mesquita de Masjid na tarde de sexta-feira, destruindo o interior do local situado em um shopping, sem deixar vítimas, informou a imprensa.
O incêndio teve “múltiplos pontos de origem e parece suspeito”, disse à imprensa uma porta-voz de Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.
O Conselho de Relações Islâmico-Americanas pediu às autoridades que esclareçam a situação o mais cedo possível.
“Devido ao recente incremento dos incidentes de ódio dirigido a mesquitas em todo o país, pedimos às autoridades a investiguem o possível motivo deste incêndio”, disse o diretor-executivo do grupo em Houston, Mustafaa Carroll.
No início do mês, outro incêndio considerado suspeito atingiu uma mesquita em Palm Springs, na Califórnia.
No dia 2 de dezembro, um casal de muçulmanos matou 14 pessoas e feriu outras 22 em um centro de assistência em San Bernardino, Califórnia, e o ataque é investigado pelo FBI como uma ação terrorista.
O massacre aumentou os temores de represálias contra a comunidade muçulmana nos Estados Unidos, alimentados pelas recentes declarações contra muçulmanos do pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump.