O jornal The New York Times expressou, neste sábado, seu apoio a Hillary Clinton para a indicação democrata e ao governador de Ohio, John Kasich, para a republicana na corrida para a Casa Branca. O jornal de viés mais à esquerda divulga suas escolhas faltando dois dias para o início das primárias no Iowa, que dão início à campanha presidencial para novembro. O editoral do New York Times optou por um pré-candidato favorito, no caso de Hillary, e por um aspirante moderado e pouco conhecido, Kasich.
“Os eleitores têm a chance de escolher uma das mais qualificadas candidatas presidenciais na história moderna”, afirmou a publicação, referindo-se a Hillary Clinton. O jornal destaca que já apoiou Hillary em outras três ocasiões – duas quando ela disputou o Senado por Nova York e em 2008, quando ela disputou, sem sucesso, a indicação democrata para concorrer à presidência – na ocasião, ela foi vencida por Barack Obama.
Aparentemente, o Times optou por Kasich por um processo de eliminação, afastando-se do populista Donald Trump e do ambicioso senador Ted Cruz, segundo palavras do jornal. “Kasich é a única escolha plausível para republicanos cansados do extremismo e inexperiências demonstrados nesta corrida”, afirma a publicação.