Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rede social

TikTok pede que lei de proibição nos EUA seja suspensa até posse de Trump

TikTok pede que lei de proibição nos EUA seja suspensa até posse de Trump
Sede do TikTok em Los Angeles, Califórnia, nos EUA (Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER)

Ouça este conteúdo

A rede social chinesa TikTok pediu nesta segunda-feira (9) ao Tribunal de Apelações de Washington que suspenda a lei que poderia proibi-la nos Estados Unidos, enquanto espera que o novo governo de Donald Trump e, eventualmente, a Suprema Corte, analisem o caso.

A plataforma de vídeo e sua empresa controladora, a chinesa ByteDance, solicitaram essa pausa à corte depois que três juízes do órgão, na última sexta-feira (6), se posicionaram a favor da lei aprovada pelo Congresso em abril, que obriga o TikTok a se desassociar da ByteDance, ou será banido dos EUA em janeiro do ano que vem.

“Para evitar danos irreparáveis aos autores da ação e ao público e para garantir um processo de revisão ordenado com a Suprema Corte e o novo governo, esta Corte deve conceder uma medida cautelar”, peticionaram.

Especificamente, a plataforma pediu que o presidente dos EUA, Joe Biden, não possa implementar a lei que ameaça seu futuro no país até que a Suprema Corte analise o caso.

“Uma liminar não causará nenhum dano. Não há ameaça iminente à segurança nacional, já que o próprio Congresso adiou a data de vigência da lei”, argumentaram.

A lei federal, que o TikTok está pedindo para ser suspensa, deu à ByteDance nove meses (até 19 de janeiro) para encontrar um investidor de um país que não seja considerado um “adversário” dos EUA para vender suas operações locais. Caso contrário, o aplicativo teria que parar de operar no país.

O prazo tem uma forte carga simbólica, pois é o último dia de Joe Biden no cargo, já que no dia seguinte, 20 de janeiro, Trump tomará posse.

Esse foi um dos argumentos da rede social e sua controladora na petição, que consideram que a suspensão da lei é “especialmente apropriada” porque, segundo eles, dará ao novo governo “tempo para determinar sua posição”.

O governo Biden e congressistas dos partidos Democrata e Republicano aprovaram a regra por medo de que o governo chinês pudesse obter da ByteDance informações sobre os usuários dos EUA e usar sua influência sobre a opinião pública americana, manipulando o que as pessoas veem no aplicativo.

Trump, por sua vez, que tentou banir a plataforma durante seu primeiro mandato, declarou na campanha que, se ganhasse a eleição, “salvaria o TikTok na América”.

No entanto, ele não comentou o caso desde que foi proclamado vencedor da eleição presidencial de novembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.