Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão

Times vê avanço do populismo

Nova Iorque – A nacionalização do setor de energia da Bolívia é uma prova de que o populismo — personificado no presidente venezuelano, Hugo Chávez — está se espalhando na América Latina, afirmou ontem reportagem do jornal norte-americano The New York Times. Em editorial, o jornal também chama a atenção para o risco das eleições no Peru, dividido entre um nacionalista ferrenho, Ollanta Humala, e um ex-presidente acusado de corrupção Alan García.

O jornal diz que, simbolicamente, a presença de militares nas refinarias pode atiçar o nacionalismo, mesmo fora da América Latina. E recorda que a Venezuela já impôs novos contratos às petrolíferas estrangeiras que operam no país e o Equador, mês passado, aumentou a participação do Estado nos lucros do petróleo.

Para Roger Tissot, diretor da consultoria PFC Energy, Chávez está forçando as mudanças na Bolívia, "o que dará muita dor de cabeça aos EUA". O Times também ressalta que a postura de Evo Morales pode abrir um abismo em relação a Luiz Inácio Lula da Silva.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.