Um estudo do Ministério da Saúde do Timor Leste revelou nesta quinta-feira que cada mulher timorense dá a luz a uma média de oito filhos, o que representa o maior índice de nascimentos do mundo. O relatório, que recolhe dados demográficos de 2000 e 2003, indica que se o ritmo de crescimento se mantiver, a população timorense poderá duplicar em menos de duas décadas e superar os dois milhões de pessoas.
"Ao ritmo atual de crescimento demográfico de 3,9%, a população se duplica a cada 18 anos", indica o estudo. O trabalho destaca também que a taxa de mortalidade infantil caiu 50% e agora está em 83 bebês falecidos por cada mil. O estudo aponta como principal causa do desponte demográfico o desconhecimento dos métodos anticoncepcionais na antiga colônia portuguesa, onde a maioria da população professa a religião católica.
Segundo reflete o relatório, apenas um de cada 200 homens entrevistados usou preservativo alguma vez. Destaca além disso que o alto crescimento demográfico provoca também um aumento na demanda de alimentos, postos de trabalho e escolas no país mais pobre do Sudeste Asiático.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião