Conteúdo atualizado às 7h10 de 20/02/2020
Um atirador deixou pelo menos nove pessoas mortas e várias feridas em Hanau, na Alemanha, na noite desta quarta-feira (19).
Tiroteios ocorreram por volta das 22 horas (18 horas em Brasília) em dois bares de shisha - estabelecimentos onde pessoas se reúnem para fumar narguilé.
Depois de horas de buscas, a polícia local informou que o suspeito foi encontrado morto em sua casa. Segundo o jornal alemão Bild, ele tinha 43 anos. No local também havia o corpo de uma outra pessoa, que, segundo informações da BBC, seria a mãe do suspeito, elevando o total de mortes para 11. Não há indicação de outro autor dos ataques, de acordo com a polícia.
As autoridades alemãs estão tratando o caso como terrorismo. Algumas disseram que há evidências de que o atirador era um extremista anti-imigração. Nos bares onde os tiroteios ocorreram, a clientela era predominantemente curda.
De acordo com o site Bild, o suspeito deixou um vídeo e uma carta de confissão, na qual fala da necessidade de destruir certos povos que não podem mais ser expulsos da Alemanha. Essa informação, porém, não foi confirmada pela polícia.
Segundo o Hessenschau, um atirador abriu fogo contra os frequentadores de um bar no centro da cidade, matando três pessoas. Testemunhas relatam terem ouvido oito ou nove tiros. Em seguida, ele se dirigiu a um segundo bar em outro bairro da cidade, onde matou cinco pessoas. Posteriormente as autoridades informaram mais uma morte.
A polícia conduziu uma grande operação de busca na cidade com apoio de um helicóptero. Uma grande área em torno dos locais dos crimes foi isolada, e policiais vigiavam os locais armados com metralhadoras.
Uma pessoa foi capturada por policiais, mas não se sabe se ela seria um dos suspeitos, relatou o Vorsprung Online, que publicou um vídeo da detenção.
Hanau fica a 25 quilômetros a leste de Frankfurt, na região oeste da Alemanha, e tem cerca de 100 mil habitantes.
Um vídeo gravado momentos após o tiroteio no bar "Midnight", o primeiro alvo dos criminosos, foi compartilhado nas redes sociais. "Alguém entrou com uma arma e matou as pessoas", descreve a testemunha que gravou o vídeo.
O narguilé, também chamado de shisha, é um tipo de cachimbo de água usado para fumar tabaco aromatizado. Bares e cafés de narguilés são muito comuns em cidades alemãs.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano