Pelo menos 17 pessoas morreram em um tiroteio entre gangues rivais de traficantes de drogas que se desentenderam devido a uma corrida de cavalos na Guatemala.
O tiroteio aconteceu no domingo, na cidade guatemalteca de Santa Ana Huista, a cerca de 19km da fronteira com o México, e cerca de 100 soldados foram enviados à área para restaurar a paz, disse Donald Gonzalez, porta-voz da polícia.
"Eles beberam licor em um rodeio local, estavam bêbados quando começaram a xingar uns aos outros durante uma corrida de cavalos. Foi aí que o tiroteio começou", disse.
11 dos mortos já foram identificados e incluem tanto guatemaltecos quanto mexicanos. Alguns deles tinham sido condenados por tráfico de drogas.
Um dos supostos atiradores, de nacionalidade mexicana, foi preso, informou o porta-voz do Exército, coronel Jorge Ortega.
A Guatemala é um ponto de trânsito crucial para o tráfico de cocaína na América do Sul, de onde segue para o México e para os Estados Unidos. O país tem visto a violência aumentar devido ao conflito entre gangues que disputam o território.