O presidente peruano, Alejandro Toledo, disse que as relações entre a América Latina e a Europa não podem ser reféns da Venezuela.
Toledo, falando à Reuters, disse que ainda espera convencer a União Européia a iniciar negociações com os países andinos, apesar da divisão aberta por Hugo Chávez e por Evo Morales na Comunidade Andina das Nações.
- O que não vamos fazer é deixar que os países da Comunidade Andina que têm necessidade de postos de trabalho e são importadores de petróleo caiam seqüestrados por aqueles que não a querem - disse ele.
Toledo disse que os líderes da União Européia não deveriam abandonar as negociações em função das tensas relações entre Peru e Venezuela:
- Vocês, como europeus, sabem que o caminho que trilharam em 50 anos não tem sido livre de dificuldades e fissuras. Têm que ter tolerância.