A tormenta tropical Katrina pode fazer estragos no litoral nas Flórida, nos Estados Unidos, alertaram nesta quinta-feira os serviços de meteorologia da região. Nesta quinta-feira, o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, no sul do estado americano, informou que passará a noite fechado. As linhas de cruzeiro também mudaram suas rotas hoje, devido à proximidade da Katrina.
As autoridades do condado de Broward, ao norte de Miami, disseram que todas as atividades do termina aéreo serão suspensas após às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira.
Devido às condições atmosféricas de fortes chuvas e ventos, foi recomendando que os passageiros se comuniquem com as companhias aéreas para confirmar se os vôos não foram suspensos.
A tempestade Katrina se transformará em um furacão de categoria 1 (a menor da escala Saffir-Simpson, que vai até cinco), antes de alcançar a costa do estado da Flórida. Os meteorologistas acreditam que o fenômeno natural vá tocar a terra em algum lugar entre Broward e o condado de Palm Beach, ao norte de Miami, na manhã de sexta-feira.
O Aeroporto Internacional de Miami se mantém aberto e só fechará se os ventos ultrapassarem a velocidade de 80 quilômetros por hora, informou Marc Henderson, porta-voz do terminal desta área.
Mesmo assim, várias companhias aéreas cancelaram os vôos, como a American Airlines, que suspendeu mais de cem vôos e planeja parar de funcionar depois das 19h (horário de Brasília) de hoje.
A US Airways já suspendeu seus vôos para Miami e suas aeronaves também não vão deixar a cidade depois das 17h (horário local), segundo um porta-voz citado pelo jornal "Miami Herald" em sua edição digital.
Algumas companhias de cruzeiros também decidiram mudar suas rotas porque os portos de Everglades e de Miami fecharam e para evitar as fortes chuvas e os ventos que acompanham a Katrina, a décima tormenta tropical da temporada de furacões do Atlântico Norte. O fechamento do porto de Miami afetou cerca de cinco mil passageiros da empresa de cruzeiros Royal Caribbean International.
A Katrina se fortaleceria às 14h desta quinta-feira, à medida que se aproximava ao sudoeste do estado, pelo estreito da Flórida. Seus ventos alcançam a velocidade de 65 quilômetros por hora e a tempestade deve se converter em furacão nesta noite.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”