Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tragédias

Tornado atravessa maior cidade da Nova Zelândia, mata 1 pessoa

Construção perto do estacionamento de um Shopping após o tornado na Nova Zelândia | Reuters
Construção perto do estacionamento de um Shopping após o tornado na Nova Zelândia (Foto: Reuters)

Um tornado devastou a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, nesta terça-feira, matando uma pessoa e deixando outras 14 pessoas feridas, depois de atravessar a cidade levando carros e árvores e arrancando telhados de casas.

O tornado atingiu o subúrbio de Albany, no norte da cidade, durante a tarde, provocando a maior parte dos danos em um shopping center, antes de se deslocar para o sul e deixar um rastro de cinco quilômetros de destruição.

Autoridades da Defesa Civil estimaram uma morte, apesar de ter informado anteriormente que duas pessoas haviam morrido, com outras 14 pessoas feridas.

"Foi um tornado muito forte e devastador que causou danos significativos em uma área muito localizada", disse o primeiro-ministro John Key a jornalistas, acrescentando que o governo disse às autoridades que faria todo o possível para ajudar.

Tornados devastaram alguns Estados no sul dos EUA na semana passada, matando mais de 350 pessoas e deixando mais de 5 bilhões de dólares de prejuízo.

A Nova Zelândia sofre cerca de 20 tornados por ano, mas a maioria é relativamente pequena e mortes são raras.

O pior tornado já registrado no país atingiu a cidade de Hamilton em 1948, matando três pessoas, ferindo outras 80 e destruindo cerca de 200 construções. Em 2004, um tornado atingiu uma pequena cidade na região costeira de Taranaki, na Ilha Norte, matando duas pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.