Participantes do tour ciclístico da Polônia fizeram uma homenagem às vítimas do Holocausto em uma curta cerimônia diante dos portões do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, nesta sexta-feira.
Antes do início da sexta etapa da corrida, os 175 participantes reduziram o ritmo das pedaladas a cerca de 12 quilômetros de Oscwiecim, a cidade mais próxima do campo. Depois, praticamente em silêncio, removeram os capacetes diante de cerca de 50 espectadores da cerimônia.
Um ciclista de cada um dos 34 países que participam da competição, bem como o líder do tour da Polônia, Dan Martin, da Irlanda, depositou uma rosa branca no portão. Iniciou-se, então, um minuto de silêncio em memória das vítimas do Holocausto, em presença do prefeito de Oscwiecim, Janusz Marszalek, e do diretor da corrida, Czeslaw Lang.
"Esta homenagem é boa para os jovens e os esportistas, para os parentes das vítimas e o povo em geral", disse o prefeito à Reuters.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas, na maioria judeus, morreram nesse campo de concentração nazista, no sul da Polônia, durante a 2a Guerra Mundial, antes de os soldados do Exército soviético tomarem o campo em 27 de janeiro de 1945.