O trabalhista Sadiq Khan foi eleito pela terceira vez consecutiva como prefeito de Londres depois das eleições municipais parciais realizadas na quinta-feira na Inglaterra, segundo a apuração de todas as áreas que compõem a capital britânica divulgada neste sábado (4).
Khan, o primeiro muçulmano a tornar-se prefeito da capital britânica, obteve 1.088.000 votos, em comparação com os 813.000 votos da candidata conservadora Susana Hall, de acordo com números divulgados pelos meios de comunicação antes da cerimônia oficial da confirmação da vitória trabalhista.
As pesquisas sobre intenções de voto já indicavam a vitória do candidato progressista como certa.
O político trabalhista foi eleito prefeito da capital pela primeira vez em 2016, após o mandato do conservador Boris Johnson, que se tornou primeiro-ministro após deixar a prefeitura.
O resultado em Londres foi divulgado depois de os conservadores terem sofrido um duro golpe nas eleições municipais parciais realizadas na quinta-feira, que serviram para conhecer a opinião do eleitorado antes das eleições gerais marcadas para o segundo semestre deste ano no Reino Unido.
Com os resultados anunciados em 103 das 107 cidades em disputa, o Partido Trabalhista liderado por Keir Starmer assume o controle de 48, oito a mais do que nas eleições de 2021, enquanto os conservadores perdem dez e ficam com seis prefeituras.
Já o Partido Liberal Democrata ganhou duas prefeituras e passa a controlar 12. As demais estão distribuídas entre partidos menores.
O também trabalhista Andy Burnham foi reeleito prefeito da Grande Manchester, no norte da Inglaterra. Com 420.749 votos, deixou para trás a conservadora Laura Evans, com 68.946 votos, e o independente Nick Buckley, que obteve 50.304 apoios.
Além disso, os trabalhistas também conquistaram a prefeitura de Liverpool, onde Steve Rotheram foi reeleito, e a de South Yorkshire, no norte da Inglaterra, com Oliver Coppard.