O tráfego aéreo operava normalmente neste domingo (27) no Uruguai após o cancelamento no sábado à tarde de vários voos, e atrasos em outros, devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, que entrou em erupção em junho, indicaram funcionários do principal terminal aéreo.
"Os voos operam normalmente atualmente, não sabemos o que acontecerá durante a tarde", indicou à AFP uma funcionária do Aeroporto Internacional de Carrasco, na capital do país.
No sábado foram cancelados cinco voos, duas chegadas e partidas para Buenos Aires e um voo da Iberia em direção à Espanha, que foi reprogramado para a tarde deste domingo.
O principal terminal aéreo uruguaio sofreu em várias ocasiões cancelamentos e atrasos em seus voos pelo fenômeno, mas nunca parou de operar.
As suspensões são decididas pelas companhias aéreas, que analisam o possível impacto das cinzas nas turbinas de suas aeronaves.
Segundo o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) chileno, as cinzas do Puyehue - que continua com um processo de erupção de baixa intensidade - podem afetar o tráfego aéreo durante meses.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura