Um dos traficantes mais procurados do mundo foi preso na quinta-feira ( 28), em um hotel em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O colombiano Eduard Giraldo Cardoza foi localizado por policiais federais e era procurado pela Colômbia e pelos Estados Unidos, onde é considerado o maior distribuidor de cocaína - a recompensa por sua captura era de US$ 5 milhões.
Cardoza será transferido para a capital paulista ainda nesta sexta-feira (29), de onde será extraditado. Ele foi localizado após sua mulher ser flagrada entrando no Brasil, ocasião em que a Polícia Federal foi avisada e a seguiu até o encontro no hotel.
De acordo com o delegado Victor Hugo Rodrigues Alves, além do tráfico, o colombiano é líder do grupo paramilitar Los Urabeños, o mais bem estruturado da Colômbia. Também está envolvido em outros crimes, como assassinato, sequestro e ataque terrorista com bomba.
“Agora vamos tentar descobrir quais são os contatos dele no Brasil”, disse o delegado da PF.
Farc
Cardoza também tem ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e foi preso assim que se encontrou com sua mulher em Ribeirão Preto. Ele apresentou documentos falsos na abordagem, mas ao ser questionado confirmou que era mesmo o traficante procurado internacionalmente.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast