O prefeito de Toronto, no Canadá, Rob Ford, negou nesta sexta-feira (17) que tenha consumido crack, como haviam sugerido um jornal local e um site americano, e classificou as acusações de ridículas. Mais cedo, o jornal "Toronto Star" indicou que teve acesso a um vídeo que mostrava o prefeito no momento em que se preparava para usar um cachimbo de crack junto com um grupo de supostos traficantes de drogas. O conteúdo do vídeo também foi comentado pelo site "Gawker", onde um jornalista afirmou tê-lo visto.
O vídeo foi oferecido por um grupo de imigrantes somalis que traficam drogas na cidade às duas publicações. A quadrilha tentou vendê-lo por US$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões), mas as imagens não foram compradas. Na avaliação de repórteres do "Toronto Star" que assistiram às imagens, o homem que aparece no vídeo é realmente o prefeito.
Ao sair de casa na manhã desta sexta-feira, Ford disse que as acusações são absolutamente falsas. Em declaração aos jornais, seu advogado, Dennis Morris, disse que as declarações eram difamatórias. "Como podem identificar o que a pessoa está fazendo ou fumando?", questionou o advogado.
Em fevereiro, Ford foi obrigado a deixar um baile em homenagem aos militares canadenses porque parecia estar bêbado ou drogado.