O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse neste domingo que anunciará em 21 de março o início de um processo para transferir das forças internacionais para as forças afegãs a responsabilidade da segurança nacional.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acertou com o presidente Karzai que começa neste ano o processo de transferência às forças afegãs, com a meta de completá-lo até o final de 2014.
A aliança militar ocidental disse esperar o início do processo - que pretende reduzir gradualmente as 150 mil tropas estrangeiras no país - no mês que vem.
Em uma conferência de segurança em Munique, Karzai afirmou que o governo afegão está determinado a mostrar liderança, acrescentando: 'Eu anunciarei a primeira fase de transição no ano-novo afegão, que é em 21 de março.'
Ele disse que isso foi possibilitado por um grande esforço para ampliar o tamanho das forças de segurança afegãs.
A OTAN destacou que a transição será um processo gradual, realizado distrito por distrito e província por província, dependendo das condições de segurança.
A OTAN planejava começar a transferência no fim do ano passado, mas a intenção foi atrapalhada pela lentidão do processo de aprimoramento das forças afegãs e por um aumento da violência insurgente, que chegou aos piores níveis desde a derrocada do Taliban, em 2001.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião