Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Tratamento com iodo radioativo pode ser opção de cura para diversos tumores

Pesquisadores espanhóis desenvolveram um novo tratamento genético para diferentes tipos de câncer, como de pele, pulmão e cólon, usando iodo radioativo, geralmente aplicado para combater células cancerígenas da tireoide.

Pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) e do Hospital La Paz, em Madri, realizaram um estudo com ratos utilizando um gene denominado NIS, presente nas células da tireoide. O tratamento com iodo radioativo do câncer de tireoide é eficaz graças a este gene, que transporta o iodo ao interior da célula.

Para inserir o gene em um tecido que não era o seu, os cientistas utilizaram um vetor, neste caso um vírus (adenovírus) modificado geneticamente para levar o DNA às células cancerígenas.

De acordo com o pesquisador Garcilaso Riesco-Eizaguirre, do Instituto de Pesquisa Biomédica do Hospital La Paz, este avanço abre a possibilidade para um futuro tratamento do melanoma com iodo radioativo.

"Graças ao tratamento genético, podemos utilizar o NIS de forma exógena em outros tipos de câncer e estender o uso médico do iodo radioativo", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.