O trem da Amtrak que descarrilou na Filadélfia na noite da última terça-feira (12) e outra composição de passageiros nas imediações podem ter sido atingidos por projéteis pouco antes do acidente, disse uma autoridade de segurança dos transportes dos Estados Unidos, após investigadores interrogarem membros da tripulação do trem da Amtrak.
O maquinista do trem disse que não estava cansado no momento do acidente, mas que não tinha qualquer lembrança do que aconteceu nos momentos que antecederam o descarrilamento quando questionado pela primeira vez, disse Robert Sumwalt, integrante do órgão de segurança do transporte nos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês). Oito pessoas morreram e cerca de 200 ficaram feridas no acidente.
Uma assistente do condutor afirmou aos investigadores do NTSB na última sexta-feira (15) que ouviu o maquinista Brandon Bostian, de 32 anos, falando pelo rádio com o condutor de outro trem da Autoridade de Transporte do Sudeste da Pensilvânia (Septa). Ela trabalhava no vagão-lanchonete quando ouviu Bostian conversando pelo rádio com o maquinista de outra composição.
O outro maquinista informou que seu para-brisa havia sido rachado por um projétil que ele acreditava ter sido disparado de uma arma. Ele teria dito que seu trem havia sido “atingido por uma pedra ou tiros”, de acordo com Sumwalt.
A Autoridade de Transporte do Sul da Pensilvânia confirmou que um “projétil desconhecido” atingiu a janela do condutor do outro trem. O choque ocorreu por volta de 21h10 de terça-feira, pouco antes do descarrilamento do trem da Amtrak. Não houve feridos com esse trem, mas ele ficou retido em uma estação por causa dos danos na estrutura, segundo as autoridades.
Segundo o relato da assistente, Bostian respondeu que ele acreditava que seu trem, com destino a Nova York, também tinha sido atingido após deixar a parada anterior. Momentos depois, o trem entrou em uma curva a mais de 160 quilômetros por hora, o dobro do limite de velocidade.
Sumwalt disse que os investigadores ainda não têm explicação para a velocidade tão alta — pelo menos o dobro da velocidade permitida no local — e por que o trem acelerou nos 65 segundos antes do acidente, como foi mostrado em vídeo de uma câmera montada na locomotiva.
Investigação
Autoridades ligadas à investigação disseram que o FBI foi chamado para colaborar por sua experiência em perícia forense. O órgão, porém, ainda não começou a atuar no caso.