Jacarta (Folhapress/AFP) Um terremoto de grandes proporções atingiu ontem a região de Banda Sea, no leste da Indonésia, mas não há previsão de tsunami, informou o Centro Nacional de Terremotos do país. Até o fim da noite de ontem não havia notícias de feridos ou danos materiais após o tremor, que atingiu 7,7 graus na escala Richter. O abalo ocorreu à 1h58 de sábado (14h58 de ontem no horário de Brasília) e deixou centenas de pessoas em pânico na cidade de Ambon (cerca de 2.600 quilômetros ao leste de Jacarta), no arquipélago de Maluku, e também no Timor Leste.
O terremoto ocorreu em uma profundidade estimada em 342 quilômetros abaixo da superfície, segundo o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. O local fica 440 quilômetros ao nordeste de Dili, capital de Timor Leste. De acordo com o Centro Nacional de Terremotos da Indonésia, em razão de ser um terremoto muito profundo, há pouca possibilidade de um tsunami.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede nos Estados Unidos, também disse que não há "ameaça de uma tsunami destrutiva". O arquipélago indonésio fica sobre o chamado Círculo de Fogo, onde o encontro de placas continentais gera uma intensa atividade sísmica e vulcânica.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas