Um abalo sísmico de magnitude 5,5 sacudiu, na madrugada deste sábado (20), um setor da região de Arequipa, ao sul do Peru. Ao que parece, não houve vítimas, embora o tremor tenha causado medo entre a população, além de deslizamento de pedras sobre algumas vias, segundo informaram autoridades.
De acordo com o Instituto Geofísico do Peru, o epicentro do terremoto ocorreu a dez quilômetros do distrito de Maca, na província de Cayllona, a oito quilômetro de profundidade - devido à proximidade com a superfície, os tremores foram sentidos pela maioria da população.
“Estão sendo feitas buscas na região e não foram encontradas vítimas. Houve deslizamento de pedras em algumas vias, mas elas foram bloqueadas”, informou o general Carlos Nacarino, diretor da Defesa Civil em Arequipa.
“A população preferiu passar a noite na praça de armas por medo de réplicas”, acrescentou Nacarino. O tremor aconteceu 1h30 depois de um primeiro (de magnitude 4,3), que ocorreu no mesmo lugar.
Abalos sísmicos têm acontecido com frequência no sul do Peru. Em novembro de 2015, dois tremores (de magnitude 7,6) sacudiram a região centro-sul do país, com epicentro na região amazônica que faz fronteira com o Brasil. O terremoto foi sentido em vários países sul-americanos.
O Peru está geograficamente localizado na região do “Cinturão de Fogo do Pacífico”, uma zona de ampla atividade tectônica