Pelo menos 18 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta quarta-feira (24) após um terremoto de magnitude 5,7 no leste do Afeganistão. A situação foi agravada pelo clima úmido deste início de outono, em que fortes chuvas já deixaram 15 mortos no país.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor aconteceu por volta das 13h55 (6h25 em Brasília) e seu epicentro foi a 26 km de Jalalabad, maior cidade da região, a 70 km de profundidade. O tremor chegou a ser sentido no Paquistão e na Índia, incluindo as capitais Islamabad e Nova Déli.
A maioria das mortes aconteceu nas Províncias de Nangarhar e Kunar, de acordo com o Crescente Vermelho (versão da Cruz Vermelha para os países islâmicos). Cerca de 70 pessoas se feriram apenas em Nangarhar. O governo ainda não tem balanço oficial.
Na Província de Kunar, o governador Wasifullah Wasifi afirmou que mais de 500 casas foram destruídas e o número de vítimas pode aumentar porque muitas vítimas ainda estão sob os escombros. A maioria das moradias que desmoronaram é feita de barro.
A destruição do terremoto foi agravada por fortes chuvas que ocorreram nesta terça, enfraquecendo parte das casas em que os moradores da região vivem. Mais cedo, a chuva também provocou inundações na província de Balkh, no norte do país, matando 15 pessoas.