• Carregando...

Três grandes furacões devem atingir os Estados Unidos neste ano, previu nesta segunda-feira o centro de meteorologia AccuWeather.

Segundo a entidade, a costa americana banhada pelo Golfo do México seria a área mais vulnerável em junho e julho.

A previsão foi divulgada depois de a temporada de furacões de 2005 ter batido vários recordes e devastado Nova Orleans e outras cidades do golfo, além de ter desferido um golpe duro contra o setor petrolífero dos EUA.

- A temporada de furacões de 2006 será uma ameaça assustadora - afirmou o meteorologista-chefe da AccuWeather, Joe Bastardi.

Ele prevê que cinco furacões, três deles com ventos de mais de 170 quilômetros por hora, podem atingir a costa dos EUA.

- No começo da temporada, a costa do Estado do Texas banhada pelo Golfo do México enfrenta a maior probabilidade de ser atingida, o que possivelmente ameaça as instalações petrolíferas - afirmou. - Já em julho, e ao longo de todo o resto da temporada, a ameaça maior será nos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul.

Na parte final da temporada, o nordeste e o sul da Flórida serão as áreas mais sujeitas às tempestades, acrescentou.

Este ano deve ocorrer um número menor de tempestades (o ano passado registrou um recorde de 28). Mas ainda assim a temporada de 2006 deve ficar acima da média, disse o AccuWeather.

Em 2005, os Estados Unidos foram atingidos oito vezes por tempestades, entre as quais duas passagens do Katrina, que atravessou a península da Flórida para chegar novamente à terra, na região central da costa do Golfo, no final de agosto.

Quatro desses eram furacões grandes - com ventos de mais de 170 quilômetros por hora: o Dennis, o Katrina, o Rita e o Wilma.

O Katrina foi o furacão que provocou os maiores prejuízos da História dos EUA, mais de US$ 80 bilhões em danos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]