Sobrevivente do terremoto na Turquia, a professora Gozde Bahar é levada para uma ambulância. Ela foi encontrada em Ercis, três dias após o tremor| Foto: REUTERS/Osman Orsal

Um dia depois que uma recém-nascida de duas semanas foi retirada junto com a mãe dos escombros de um prédio derrubado pelo terremoto de domingo na Turquia, mais duas mulheres e um estudante foram resgatados nesta quarta-feira, três dias depois da tragédia que matou mais de 400 pessoas. As duas sobreviventes, que são professoras, foram salvas quase ao mesmo tempo. Uma delas tem 27 anos e a outra, 25.

CARREGANDO :)

Ao ser retirada dos escombros, a mais nova, identificada como Seniye Erdem, disse que estava com sede e perguntou pelo marido, que morreu no desastre. Já Gozde Bahar, professora de inglês, foi levada para um hospital em condição grave e chegou a sofrer uma parada cardíaca no caminho.

Mais cedo, as equipes de resgate haviam retirado o estudante universitário Eyup Erdem, de 18 anos, usando pequenas câmeras para localizá-lo. Os integrantes da equipe aplaudiram quando ele foi retirado dos escombros.

Publicidade

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que 63 professores estão entre os mortos e que a má qualidade das construções contribuiu para o grande número de mortos.

Ele comparou a negligência de alguns funcionários públicos e construtoras ao assassinato, pois os responsáveis ignoraram os padrões de segurança. "Apesar de todos os desastres anteriores, vemos que os apelos não foram ouvidos." As informações são da Associated Press.

A esperança de encontrar mais sobreviventes diminuía e algumas equipes estavam suspendendo as buscas. "Nós temos esperança. Milagres sempre acontecem. Normalmente não esperamos que ninguém sobreviva depois de 72 horas, mas pessoas já sobreviveram mais tempo do que isso", disse um membro da equipe de resgate ao lado do prédio destruído, onde uma menina de duas semanas de vida foi encontrada com vida na terça-feira.

Governo turco muda e pede ajuda internacional, inclusive de Israel

Reclamações sobre a falta de tendas aumentam dia a dia, e alguns sobreviventes desesperados lutam entre si para ter acesso às barracas distribuídas. O Crescente Vermelho turco vem se esforçando para abrigar as vítimas do terremoto, que sofrem com as temperaturas baixas durante a noite.

Publicidade

Depois de dizer que a Turquia poderia lidar sozinha com o desastre, o primeiro-ministro pediu ajuda a 30 países na terça-feira, incluindo Israel. O governo pede materiais de emergência, incluindo casas pré-fabricadas, tendas e contêineres.