Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Condenado em 2009

Tribunal Constitucional do Peru decide pela libertação de Alberto Fujimori

Apoiadora de Alberto Fujimori em manifestação em frente ao Tribunal Constitucional do Peru (Foto: EFE/Paolo Aguilar)

Ouça este conteúdo

O Tribunal Constitucional do Peru decidiu nesta quinta-feira (17) pela libertação do ex-presidente Alberto Fujimori, que cumpre pena de 25 anos de prisão pelos massacres de Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), ocorridos durante seu governo.

Segundo informações do jornal La República, a corte julgou procedente um recurso que questionava a anulação de um indulto humanitário concedido pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski em dezembro de 2017. No ano seguinte, o indulto foi anulado pelo Judiciário.

No Tribunal Constitucional, três juízes votaram a favor da libertação de Fujimori e três contra, e um voto de desempate foi proferido pelo magistrado Augusto Ferrero.

Em 2009, Fujimori, que está com 83 anos, foi condenado por violações dos direitos humanos a 25 anos de prisão devido a ações do grupo paramilitar Colina, que nos massacres de Barrios Altos e La Cantuta matou ao todo 25 suspeitos de integrar a guerrilha Sendero Luminoso. A Justiça peruana depois concluiu que as vítimas não faziam parte do grupo guerrilheiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.