O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi denunciado no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade e genocídio. Mas o que é esse tribunal? Entenda com a gente em um minuto.
O Tribunal Penal Internacional é uma corte independente de Justiça Internacional e demanda ações contra pessoas acusadas de crimes contra a humanidade, crimes de guerra e genocídio.
Ele tem sede em Haia, na Holanda, e seu principal objetivo é justamente prevenir e punir violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional.
E por ser um tribunal independente, a sua jurisdição só pode ser exercida caso o indivíduo julgado seja de um país seja signatário do TPI, como é o caso do Brasil. Ao todo, 123 países reconhecem o tribunal.
Entre os condenados pelo TPI estão o ditador líbio Muammar Gaddafi, por crimes contra a humanidade, e o general servo-bósnio Dragomir Milosevic por crimes de guerra.
A desembargadora aposentada Sylvia Steiner, ex-juíza do Tribunal Penal Internacional, avalia que a política adotada pelo presidente para enfrentar a pandemia de coronavírus não configura genocídio ou crime contra a humanidade. Em entrevista ao portal O Antagonista, Steiner afirmou que a Corte de Haia não julga políticas, e sim crimes e pessoas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião