Ouça este conteúdo
A Justiça da Turquia condenou nesta quarta-feira (14) o prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, a dois anos e sete meses de prisão e cassou seus direitos políticos. Cabe recurso da decisão.
Imamoglu foi considerado culpado de ter insultado funcionários públicos no discurso que fez após sua vitória na eleição para a prefeitura de Istambul de 2019.
O prefeito é adversário político do presidente Recep Tayyip Erdogan e é um dos nomes cotados para enfrentá-lo nas eleições do ano que vem. Nos últimos anos, Erdogan tem aparelhado a Justiça e a utiliza como arma para perseguir adversários.
Imamoglu disse após a decisão desta quarta-feira que o veredicto “provou que não há justiça na Turquia de hoje”.
Em 2019, ele venceu a eleição para prefeito de Istambul contra um candidato apoiado por Erdogan, mas a votação inicial foi anulada pela autoridade eleitoral turca após o partido derrotado alegar irregularidades no processo.
Na votação seguinte, Imamoglu saiu vencedor novamente, e no discurso da vitória disse que os responsáveis pela anulação da votação inicial eram “tolos” – o que motivou a condenação desta quarta-feira. O prefeito alega que apenas respondeu ao ministro do Interior, Suleyman Soylu, que usou o mesmo termo contra ele.