Uma cápsula russa Soyuz fez uma aterrissagem "no centro do alvo" nas estepes cazaques neste sábado (16), trazendo um trio russo-norte-americano da Estação Espacial Internacional, um dia depois que o pouso originalmente programado foi adiado devido ao mau tempo.
Kevin Ford, da Nasa, e os cosmonautas russos Oleg Novitskiy e Evgeny Tarelkin, que eram a tripulação do posto orbital de 100 bilhões de dólares desde outubro como a Expedição 34, pousaram sob um céu nublado às 7h06 no horário de Moscou, a nordeste da cidade de Arkalyk.
Eles passaram 144 dias a bordo da multinacional ISS em sua jornada espacial de quase 98 milhões de quilômetros.
"A aterrissagem foi energética e excitante", disse Novitskiy segundo a TV russa. A Nasa Television disse que as manobras de descida tinham sido perfeitas e que a cápsula tinha pousado ereta, praticamente no centro do alvo, apesar de um denso fog.
"Oleg Novitskiy disse para as equipes de busca e resgate que a tripulação estava se sentindo bem", disse a Nasa Television. "Tudo parece estar em ordem".
Devido à visibilidade baixa, foram necessários alguns minutos para que os helicópteros com as equipes russas de busca e resgate pudessem localizar a cápsula da Soyuz depois do pouso.
Preparando-se para a partida, o astronauta canadense Chris Hadfield assumiu o comando da estação espacial na quarta-feira, tornando-se o primeiro canadense a assumir o posto.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano