Tropas leais ao governante líbio, Muamar Kadafi, se retiraram neste sábado (23) para as imediações da cidade de Misrata, sob fogo dos insurgentes, que alegam ter conquistado uma vitória após quase dois meses de cerco à terceira maior cidade da Líbia. Também hoje, o Pentágono informou que a Força Aérea dos Estados Unidos realizou o primeiro ataque de mísseis disparados por um avião não tripulado Predator contra as forças de Kadafi.
Funcionários do governo líbio mostraram um local bombardeado em Tripoli, perto do complexo residencial e administrativo de Kadafi, o Bab Al-aziziyah, mas não está claro se essa região foi bombardeada pelo Predator. O ataque não deixou vítimas.
Ontem, um funcionário do governo de Kadafi afirmou que as tropas iriam se retirar de Misrata, onde a posse da cidade é disputada com os insurgentes. Segundo ele, as tropas regulares seriam substituídas por tribos leais a Kadafi. Essa informação foi ridicularizada pelos insurgentes de Misrata, que questionam o apoio das tribos locais a Kadafi. "Isso foi só um anúncio feito por Kadafi para ganhar tempo", disse um ativista em Misrata, sob anonimato. Segundo ele, os insurgentes, com a retirada das tropas leais a Kadafi voltaram a ocupar vários edifícios na cidade, incluído um prédio de oito andares que teria sido usado por franco-atiradores no centro da cidade.
Segundo o ativista, hoje ocorreram combates apenas na periferia leste da cidade, onde cerca de 150 soldados de Kadafi se retiravam e combatiam os insurgentes. Ambulâncias retiravam feridos e mortos do local.