As tropas francesas controlam desde a noite deste domingo os acessos de Timbuctu, no norte do Mali, junto a militares desse país e a entrada na cidade está prevista "nas próximas horas", disse hoje o porta-voz do Estado-Maior do Exército francês, Thierry Burkhard.
Em entrevista à rede de televisão "BFM TV", Burkhard disse que na operação que se realiza desde ontem à noite tinham participado forças terrestres e aerotransportadas, com paraquedistas lançados para controlar as principais vias de acesso da cidade.
O porta-voz assinalou que não se tinha encontrado resistência por parte dos grupos fundamentalistas que tinham controlado a cidade durante os últimos meses, e que portanto também não houve "contatos significativos com o inimigo".
O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, sem entrar na situação das forças no terreno, afirmou em outra entrevista à rede de televisão "France 2" que os franceses iam "libertar Timbuctu com os malineses muito em breve".
"As coisas acontecem como estava previsto", assinalou Fabius, lembrando que o objetivo da intervenção da França é "restabelecer a integridade do Mali".