O Exército israelense encontrou mais 20 aberturas de túneis no lado ocidental da fronteira entre Israel e Gaza, informaram os militares. De acordo com um alto funcionário das Forças Armadas, muitas das passagens subterrâneas foram atingidas em ataques aéreos, mas o objetivo agora é destruí-las a partir do solo, na ofensiva terrestre lançada na quinta-feira (17) à noite.
"É difícil destruir um túnel e você sabe quando você atacar a partir do ar que você está destruindo uma determinada parte", afirmou a fonte, ressaltando que a destruição das passagens pode levar horas, ou mesmo dias.
Um dos objetivos definidos pelo Exército na incursão em Gaza é danificar e neutralizar as passagens subterrâneas que saem do território palestino com destino a Israel. Após 18 horas de operação, com milhares de soldados, os militares acreditam que há mais túneis a serem descobertos pelas tropas.
Além das galerias que cruzam a fronteira e levam à Israel, na Faixa de Gaza há quilômetros de uma rede interior que serve para manobras subterrâneas. Quando perguntado se ele poderia garantir que mais túneis não serão escavados no futuro, o oficial disse que o sistema de defesa terá de avaliar como garantir que não serão reabertos.
Deixe sua opinião