Soldados israelenses mataram um palestino e feriram outros dois na manhã de segunda-feira, hora local (noite de domingo no Brasil) em um posto de controle perto de Jerusalém oriental, informaram fontes médicas e de segurança palestinas.
A vítima, Akram Dair, de 40 anos, natural de uma cidade perto de Ramallah, na Cisjordânia, viajava em um carro com outros dois palestinos quando guardas de fronteira atiraram contra eles, informaram as fontes.
Os palestinos feridos foram levados a um hospital de Ramallah. Autoridades de segurança palestinos informaram que os três aparentemente tentavam entrar em Jerusalém para procurar trabalho ilegalmente.
Os palestinos da Cisjordânia não têm o direito de entrar em território israelense, inclusive em Jerusalém oriental, anexada pelo Estado hebraico, sem uma permissão das autoridades israelenses.
Um porta-voz do exército confirmou à AFP que um "incidente" havia ocorrido em uma estrada que liga a Cisjordânia a Jerusalém, mas não pôde dar detalhes.
Jerusalém oriental foi anexada em 1967 por Israel, uma manobra que nunca foi reconhecida pela comunidade internacional. Os palestinos querem transformar este trecho da cidade santa na capital de seu futuro Estado, mas a ideia é rejeitada pelo premier israelense, Benjamin Netanyahu.
Deixe sua opinião