Mulheres seguram cartazes com mensagens exigindo a evacuação de soldados ucranianos de Azovstal, na chegada de civis evacuados da siderúrgica à cidade de Zaporizhzhia| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY
Ouça este conteúdo

Tropas russas conseguiram entrar no complexo da usina siderúrgica Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol, segundo David Arahamiya, parlamentar da Ucrânia que participa das negociações com a Rússia para o fim do conflito entre os dois países.

CARREGANDO :)

“As tropas já estão no terreno da companhia”, disse o chefe da delegação negociadora ucraniana.

Pouco antes, o prefeito de Mariupol, Vadym Boychenko, havia dito na televisão ucraniana que o contato com a resistência havia sido perdido.

Publicidade

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, entretanto, disse que as tropas russas haviam iniciado uma nova ofensiva, com apoio aéreo, nesta quarta-feira (4), para tentar tomar o controle da siderúrgica.

“Os bloqueios e tentativas de derrotar nossas unidades no complexo Azovstal continuam. Em algumas áreas, os ataques recebem apoio aéreo com o objetivo de assumir o controle da usina. Sem sucesso”, disse a cúpula militar em um comunicado.

A prefeitura de Mariupol também advertiu sobre esses novos ataques, lembrando que centenas de civis, incluindo 30 menores, ainda estão abrigados na siderúrgica e aguardam para serem resgatados.

De acordo com o governo da Ucrânia, há mais de 10 mil pessoas sem água, eletricidade e necessidades básicas entre as ruínas da cidade portuária sitiada pelas tropas russas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade