O Exército da Rússia tomou a importante cidade de Ukrainsk, na região ucraniana de Donetsk, e também iniciou o cerco ao bastião de Vuhledar, na mira de Moscou desde o início da guerra.
A conquista de Ukrainsk, cidade com pouco mais de dez mil habitantes, foi confirmada na televisão russa pelo chefe da República Popular de Donetsk, Denis Pushilin.
Ukrainsk está localizada a cerca de 24 quilômetros de Pokrovsk, o nó de comunicações que é o principal objetivo da atual ofensiva russa no Donbass.
Por outro lado, Pushilin, blogueiros militares e o americano Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) confirmaram que as tropas russas já estão em Vuhledar.
Segundo o líder separatista, unidades russas já combatem nesta cidade contra os defensores ucranianos, que recuam em marchas forçadas.
“Para nós, Vuhledar é importante”, disse Pushilin, ao que os blogueiros acrescentaram que o objetivo russo é cercar a cidade o mais rápido possível.
O ISW confirma no seu último relatório que as tropas russas entraram em Vuhledar pelo leste e também tentam avançar pelo nordeste da cidade.
Desde fevereiro de 2022, o Exército russo lançou duas grandes ofensivas contra a referida cidade, ambas fracassadas e com um grande número de baixas nas fileiras de ataque.