O chefe do Observatório Sírio para Direitos Humanos, Rami Abdul-Rahman, disse nesta segunda-feira (13) que as tropas sírias tomaram o controle total, no domingo (12), de Khirbet Ghazaleh, uma cidade perto de uma rodovia que liga a capital Damasco com a fronteira jordaniana.
A televisão estatal síria reportou, no fim da semana passada, que as tropas do governo defenderam a rodovia entre Damasco e a cidade de Daraa, perto da fronteira com a Jordânia. A estrada foi reaberta no domingo, após as tropas tomarem o controle total da área. A captura de Khirbet Ghazaleg é um dos recentes ganhos obtidos pelo regime do presidente Bashar Assad.
Além disso, nesta segunda-feira, o principal bloco de oposição na Síria disse que quer consultar seus aliados antes de decidir se aceita uma iniciativa proposta por EUA e Rússia para negociar uma transição pacífica no país.
Os EUA e a Rússia propuseram na semana passada uma conferência internacional para iniciar as negociações, que seriam acompanhadas por um cessar-fogo. As duas nações estão em lados opostos no conflito sírio e essa medida marca a primeira tentativa séria dos países em relação à diplomacia síria em um ano. O horário, o local e a agenda da conferência não foram definidos. As informações são da Associated Press.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares