O Partido Liberal venceu as eleições gerais realizadas na segunda-feira no Canadá, segundo uma projeção da rede de televisão CBC. As eleições foram antecipadas pelo primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, que contava com a sua alta popularidade para conquistar a maioria absoluta do parlamento.
Caso o resultado seja confirmado, será a terceira vitória consecutiva para a legenda e seu líder, Justin Trudeau, que disputa a permanência no cargo ao qual chegou em 2015, reelegendo-se quatro anos depois.
Segundo a emissora, os liberais conquistaram 146 das 338 cadeiras na Câmara dos Deputados, contra 117 do Partido Conservador, que está na oposição. Portanto, Trudeau continuará com um governo de minoria, o que significa que ele terá que trabalhar com outros partidos para aprovar suas propostas.
Além disso, o Bloco Quebequense (BQ) conseguirá 28 assentos, o Novo Partido Democrata (NPD) ficará com 27, e o Partido Verde, com dois, ainda de acordo com a projeção.
Nas eleições anteriores, em 2019, o Partido Liberal havia conquistado 157 assentos e o Partido Conservador, 121.
Erin O'Toole, líder dos conservadores, reconheceu a derrota nesta terça-feira. Falando a apoiadores em seu distrito eleitoral, na região de Toronto, o candidato disse que telefonou para Trudeau para parabenizá-lo por sua vitória.
Cerca de 30 milhões de pessoas estavam aptas a votar na segunda-feira para eleger os 338 membros da Câmara dos Deputados que decidirão qual partido formará o próximo governo do país.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares