Desafiando a crise econômica, uma trufa branca italiana pesando pouco mais de 1 quilo foi vendida em um leilão internacional no sábado por US$ 200 mil.
A trufa foi arrematada pelo magnata de cassinos de Hong Kong Stanley Ho, depois de um leilão feito simultaneamente em Roma, Londres, Abu Dhabi e Macau, disseram organizadores do evento.
Em dezembro do ano passado, Ho comprou um exemplar de 1,5 quilo - uma das maiores trufas tiradas da terra em meio século - por um preço recorde de 330.000 dólares.
A trufa de 1,08 quilo - a maior encontrada na Itália neste ano - viajou de primeira-classe para Macau, com um chef italiano acompanhando, para o leilão de sábado depois de ter sido colhida no dia 21 de novembro na região de Molise.
As trufas podem variar consideravelmente de tamanho e são reconhecidas na cozinha italiana por seu sabor e aroma.
A produção de trufas brancas - que não são cultivadas e crescem apenas naturalmente em florestas - caiu na Itália nos últimos anos, principalmente porque a mudança climática trouxe uma mistura de períodos de seca e de chuvas torrenciais.
A oferta escassa aumentou os preços para trufas de tamanhos normais para 4 mil euros (5.176 dólares) por quilo, e restaurantes italianos mantiveram suas compras em um nível mínimo, embora a demanda de restaurantes estrangeiros tenha se mantido estável, segundo associações de trufas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas