Ouça este conteúdo
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021) consolidou sua liderança na disputa pela indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2024, de acordo com uma pesquisa do Emerson College Polling divulgada nesta quarta-feira (20).
Os números divulgados revelam que Trump ampliou sua vantagem para 47 pontos percentuais sobre Ron DeSantis, seu principal rival.
Essa é a maior vantagem de Trump desde junho de 2020, quando a pesquisa começou a ser realizada.
Segundo a pesquisa, o apoio a candidatura de Trump para 2024 aumentou em 9 pontos percentuais desde a última pesquisa, divulgada em agosto, chegando agora a 59%. O aumento da vantagem de Trump ocorre em meio aos desafios legais que ele enfrenta e após a sua decisão de não participar do primeiro debate republicano, realizado em agosto.
Spencer Kimball, diretor executivo do Emerson College Polling, destacou a resiliência do eleitorado de Trump.
"O eleitor de Trump continua resistente. Apesar de uma queda em agosto após o primeiro debate republicano, sua liderança cresceu e ele melhorou sua posição em relação a antes do debate", disse ele.
Ainda segundo a pesquisa, o governador da Flórida, Ron DeSantis, permaneceu com 12% das intenções de voto, não houve alterações em sua porcentagem em relação ao mês anterior. Enquanto isso, o empresário conservador Vivek Ramaswamy perdeu dois pontos, atingindo agora 7% da preferência do eleitor republicano.
Outros candidatos, como o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie e o ex-vice-presidente Mike Pence, receberam 5% cada. A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley obteve 3% das intenções de votos, enquanto o senador Tim Scott, da Carolina do Sul, recebeu 2%. 5% dos eleitores republicanos ainda estão indecisos sobre qual candidato irá escolher.
A pesquisa também revelou que 63% dos eleitores republicanos estão firmemente comprometidos com seu candidato escolhido, enquanto 36% afirmam que estão abertos à mudança de voto. 75% dos eleitores de Trump afirmaram que o apoiarão definitivamente nas eleições primárias.
A pesquisa indicou também que, na eleição presidencial de 2024, Trump e o atual presidente dos EUA, Joe Biden, do Partido Democrata, estão empatados, com cada um deles recebendo 45% dos votos.
Esse resultado está em linha com outra pesquisa do YouGov/Yahoo News também divulgada recentemente, que mostrou Trump e Biden empatados.
A pesquisa do Emerson College Polling foi realizada nos dias 17 e 18 de setembro, com 1.125 eleitores registrados, e possui uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
Uma pesquisa da emissora americana CNN, realizada no início de setembro, também mostrou Trump com uma vantagem de mais de 30 pontos sobre DeSantis. (Com Agência EFE)