• Carregando...
Howard Lutnick, futuro secretário de Comércio na gestão Trump, em comício em Nova York no final de outubro
Howard Lutnick, futuro secretário de Comércio na gestão Trump, em comício em Nova York no final de outubro| Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (19) que Howard Lutnick será o secretário de Comércio na sua gestão, que começa em janeiro.

Segundo informações da imprensa americana, Trump afirmou num comunicado que Lutnick “vai liderar nossa agenda de tarifas e comércio, com responsabilidade direta adicional pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos”.

CEO da empresa de serviços financeiros Cantor Fitzgerald, Lutnick é copresidente da equipe de transição do republicano e, além do Departamento de Comércio, seu nome vinha sendo cogitado para secretário do Tesouro.

Durante a campanha, Trump prometeu impor tarifas de 10% a 20% sobre produtos importados, que chegariam a 60% para importações da China. Lutnick manifestou pleno apoio a essas medidas.

“Quando os Estados Unidos foram grandes? Na virada do século [XIX para XX], nossa economia estava bombando! Isso foi há 125 anos”, Lutnick disse num comício de Trump em Nova York em outubro. “Não tínhamos imposto de renda. Tudo o que tínhamos eram tarifas.”

Economistas alertam que as tarifas propostas por Trump, aliadas à provável retaliação de outros países, podem aumentar a inflação americana: em junho, 16 vencedores do Nobel da área divulgaram uma carta manifestando preocupações nesse sentido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]