O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (7), junto a um bilionário dos Emirados Árabes Unidos, um investimento estrangeiro de US$ 20 bilhões destinado a construir novos centros de dados no país.
Durante entrevista coletiva em sua residência de Mar-a-Lago, na Flórida, ele informou que Hussain Sajwani, fundador da empresa de desenvolvimento imobiliário DAMAC Properties e sócio do próprio Trump, se comprometerá com esse investimento significativo.
“Tenho o prazer de anunciar hoje que a DAMAC investirá pelo menos US$ 20 bilhões em um período muito curto de tempo nos Estados Unidos e poderá dobrar esse valor ou até mesmo ultrapassá-lo. Essa é uma ótima notícia”, declarou Trump.
De acordo com o presidente eleito, os novos centros de dados serão dedicados ao desenvolvimento de inteligência artificial, e a fase inicial do projeto ocorrerá nos estados do Texas, Arizona, Oklahoma, Louisiana, Ohio, Illinois, Michigan e Indiana.
Trump descreveu Sajwani como um “homem muito respeitado” e disse que esse investimento se deve ao fato de o empresário ter sido “inspirado” pela eleição de 5 de novembro, na qual Trump derrotou a candidata do Partido Democrata e atual vice-presidente, Kamala Harris.
Sajwani, que também falou com a imprensa, tem um relacionamento pessoal com Trump há anos. O empresário disse que esperava que Trump voltasse ao poder para aumentar seus investimentos no país.
A empresa dele, DAMAC Properties, colaborou com a Organização Trump na construção de um campo de golfe em Dubai. Recentemente, ele também postou uma foto com Trump e com Elon Musk durante as comemorações de Ano Novo em Mar-a-Lago.