Ouça este conteúdo
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, em declaração divulgada pelo jornal The New York Times, no sábado (28), disse que apoia o uso do visto H-1B, para trabalhadores estrangeiros do setor de tecnologia. O programa, que facilita a contratação de trabalhadores altamente especializados por empresas norte-americanas, é rejeitado por alguns de seus apoiadores.
"Tenho muitos vistos H-1B em minhas propriedades. Acredito no H-1B. Já usei muitas vezes. É um ótimo programa", afirmou Trump. Os vistos H-1B tem validade de três anos, mas os titulares podem pedir mais prazo ou solicitar green cards.
A opinião do presidente eleito vai de encontro com o pensamento de Elon Musk. O dono das empresas de tecnologia Tesla e X (ex-Twitter), defende o H-1B com o intuito de atrair mão de obra qualificada de imigrantes. “É como trazer os jogadores estrangeiros de basquete Jokics ou Wembys para ajudar todo o seu time formado por americanos para vencer a NBA”, enfatizou Musk.
A discussão sobre o assunto foi desencadeada porque alguns membros da direita disseram que o programa pode ter influência nas políticas de imigração do governo Tump, especialmente depois da escolha de Sriram Krishnan, um capitalista indo-americano, para ser consultor em inteligência artificial na Casa Branca.