Presidente dos EUA, Donald Trump, assina nesta segunda-feira nova versão de decreto migratório| Foto: Drew Angerer/AFP

O presidente americano, Donald Trump, assinará nesta segunda-feira (6) uma nova versão de seu decreto migratório que foi suspenso pela justiça, anunciou sua assessora Kellyanne Conway.

CARREGANDO :)

“Hoje um novo decreto”, afirmou Conway durante uma entrevista ao canal Fox News.

O texto entrará em vigor em 16 de março.

Publicidade

A primeira versão do decreto impedia temporariamente a entrada no território dos Estados Unidos de todos os refugiados e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana. Agora, a assessora do presidente confirmou que os residentes legais permanentes e aqueles com visto em vigência estarão excluídos do decreto. Também informou que o Iraque está fora da lista de países afetados.

“O Iraque não está mais na lista por suas melhorias nos procedimentos de verificação e por suas medidas de transmissão de informação”, explicou.

Conway não confirmou se os outros seis países inicialmente envolvidos no decreto (Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen) permanecem na lista, nem se outros serão incluídos.

A assessora disse finalmente que os refugiados sírios agora serão tratados como os demais refugiados. No decreto original que foi bloqueado pela justiça, Trump havia determinado a suspensão de entrada dos refugiados durante 120 dias, mas no caso dos sírios a proibição era por tempo indefinido.