Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Corrosão do pensamento crítico"

Trump assina ordem para retirar fundos de escolas que ensinam teorias da agenda woke

O presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca no dia da posse presidencial (Foto: EFE/EPA/AL DRAGO / POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um novo decreto para retirar investimentos federais de escolas que ensinam as chamadas "teorias raciais e de gênero", parte da agenda woke implementada na grade curricular das instituições americanas nos últimos anos.

A ordem executiva, assinada nesta quarta-feira (29), diz que os estudantes "são forçados a aceitar essas ideologias sem questionamento ou exame crítico", o que acaba "semeando divisão, confusão e desconfiança, além de minar os próprios fundamentos da identidade pessoal e da unidade familiar".

A ordem do presidente Trump é voltada para escolas com crianças e adolescentes na faixa de 5 a 18 anos de idade. O documento diz que os fundos federais não poderão ser usados para “doutrinar” crianças com “ideologias anti-americanas”, como “ideologia de gênero radical e teoria racial crítica”.

“Impor ideologias anti-americanas, subversivas, prejudiciais e falsas às crianças de nossa nação não apenas viola as leis de direitos civis contra a discriminação em muitos casos, mas também usurpa a autoridade básica dos pais”, afirma o decreto, disponível na íntegra no site da Casa Branca.

A ordem instrui a nova secretária de Educação, Linda McMahon, que ainda não recebeu a aprovação do Senado para assumir o cargo, e outros funcionários do governo a desenvolverem, em 90 dias, uma estratégia para “eliminar a doutrinação” nas escolas.

Essa é a mais recente medida prometida pelo republicano durante a campanha que está saindo do papel. Em novembro, Trump prometeu que, assim que chegasse à Casa Branca, assinaria uma ordem executiva para cortar o financiamento federal de escolas que promovem a teoria racial crítica ou conteúdo que ele considera "inadequado".

Leia a íntegra da ordem executiva assinada pela presidente nesta quarta-feira, cujo título é "Acabar com a doutrinação radical na educação infantil e ensino médio".

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.