Ouça este conteúdo
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Melania Trump levantou nesta terça-feira (10) dúvidas sobre a investigação oficial em curso do atentado contra seu marido, Donald Trump, ex-presidente e atual candidato republicano à Casa Branca.
Em um vídeo divulgado na rede social X, veiculado pela Agência EFE, Melania teceu críticas ao Serviço Secreto, expressou preocupação com o ocorrido e disse que “há algo mais nessa história”.
“Não consigo evitar me perguntar por que as forças de segurança não detiveram o atirador antes do discurso. Definitivamente, há algo mais nessa história e precisamos descobrir a verdade”, disse Melania com um semblante sério no vídeo de 30 segundos.
O atentado contra Trump ocorreu durante um comício na Pensilvânia, quando ele foi atingindo por um tiro de raspão na orelha efetuado por Thomas Crooks. No atentado, um dos participantes do comício que estava na plateia acabou falecendo após também ser atingindo pelos disparos do assassino. Outras pessoas também ficaram feridas. O autor do crime foi morto no local momentos após efetuar os tiros.
Relatos de testemunhas indicam que alertas sobre uma pessoa suspeita circulando na área foram feitos cerca de dois minutos antes dos disparos, mas o Serviço Secreto não agiu a tempo de impedir o ataque.
Essa falha na segurança gerou especulações e uma onda de críticas que resultaram na demissão de Kimberly Cheatle, então diretora do Serviço Secreto, em 23 de julho. A saída de Cheatle ocorreu após um comitê da Câmara dos Deputados norte-americana criticar duramente a atuação da agência durante o comício.
Melania também citou que o silêncio em torno do caso, que ainda está sendo investigado pelo FBI – que não divulgou até agora as motivações de Crooks para realizar o ato -, é angustiante e torna a experiência traumática vivida por sua família ainda mais dolorosa.
“A tentativa de acabar com a vida do meu marido foi uma experiência horrível e angustiante. Agora, o silêncio em torno disso pesa muito”, desabafou.
O vídeo lançado por Melania faz parte da promoção de seu primeiro livro autobiográfico, previsto para ser lançado em breve. Ele foi divulgado apenas algumas horas antes do aguardado debate entre Donald Trump e Kamala Harris, atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata. O embate será transmitido pela rede de televisão ABC e promete ser um dos momentos mais importantes da corrida presidencial.