O magnata Donald Trump anunciou nesta terça-feira (26) que faltará ao debate entre pré-candidatos republicanos do canal Fox News, na próxima quinta-feira (28), em aparente represália à emissora americana.
Em entrevista coletiva após um comício em Marshalltown, no Estado americano de Iowa, ele disse que “teria outra coisa para fazer” neste horário. “Eu provavelmente não farei este debate”, disse.
O empresário aproveitou ainda para alfinetar a Fox News. “Não tenho nada contra a Fox News, mas eles precisam aprender a tratar pessoas de maneira mais justa e não tirar vantagem delas”, criticou. “Vamos ver quanto dinheiro eles vão ganhar em um debate sem mim”, disse.
Ele também voltou a criticar a jornalista Megyn Kelly, que, em encontro de candidatos da emissora em agosto, fez uma pergunta que irritou Trump. “Eles não podem brincar comigo como brincam com qualquer um”, afirmou.
A jornalista da Fox News havia interpelado Trump no debate de 6 de agosto na emissora sobre comentários misóginos que o empresário já fez -- ele chamou uma comediante de “porca gorda” e “gorda desleixada”.
No dia seguinte, ele insinuou que Kelly havia sido agressiva durante o debate do dia anterior por estar menstruada. Ele disse que Kelly tinha “sangue saindo dos olhos, sangue saindo... Sei lá de onde”.
Nota
Em nota, a emissora brincou com as críticas do magnata de que ele é prejudicado pelos jornalistas. “Nós recebemos uma informação de que tanto o aiatolá quanto Putin pretendem tratar o presidente de forma injusta”, disse.
“Uma fonte nefasta disse que Trump tem seu próprio plano secreto para trocar todo o gabinete por seus seguidores no Twitter se ele, por algum acaso, precisar a ir a estas reuniões”.
Depois de ler a nota, o candidato confirmou sua desistência. Segundo seu chefe de campanha, Corey Lewandowski, ele irá na hora do debate a um evento de arrecadação de fundos para soldados americanos feridos.
O principal rival de Trump no momento, o senador Ted Cruz, ironizou o magnata e acusou o candidato de amarelar diante da jornalista. “Eu prometo, Putin dá muito mais medo que Megyn Kelly”.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp