Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio Internacional

Trump ameaça impor tarifas de 100% a países do Brics caso bloco substitua o dólar

Em segundo mandato, Trump deve indicar novos juízes conservadores para os tribunais dos EUA
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/ERIK S. LESSER)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, usou as redes sociais para exigir, neste sábado (30), que os países componentes do Brics não substituam o dólar como moeda em transações comerciais, tampouco criem uma nova moeda para o comércio internacional do bloco.

“Exigimos um compromisso desses países de que eles não vão criar uma nova moeda BRICS, nem apoiar qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar dos EUA ou irão enfrentar 100% de tarifas, e devem esperar para dizer adeus a vender na maravilhosa economia dos EUA. Eles podem ir encontrar outro "otário"! Não há nenhuma chance de que os BRICS substituam o dólar dos EUA no comércio internacional. Qualquer país que tente deve dizer adeus à América”, escreveu o americano.

A adoção de uma moeda de referência diferente do dólar por parte dos Brics é amplamente defendida pelo presidente Lula e deverá ser uma das principais bandeiras do país, que presidirá o bloco a partir de 2025. No ano passado, em reunião do bloco, o chefe do Executivo brasileiro afirmou que o grupo tem estudado a implantação da proposta. 

“O que nós queremos é criar uma moeda que permita que a gente faça negócios sem precisar usar o dólar. Não houve nenhum fórum no mundo que decidiu que o dólar era moeda referência para os negócios. Simplesmente acabaram com o ouro, entrou o dólar e ficou. Nós resolvemos criar uma moeda porque isso facilita a vida das pessoas”, disse Lula à época.

Além do Brasil, o Brics é composto por países como Rússia, China, Índia, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.